Farmácia Popular

A Farmácia Popular do Brasil é um Programa do Governo Federal que visa através de suas unidades próprias, em conjunto com instituições filantrópicas, como o Hospital Maternidade Jesus Maria e José, e prefeituras, estender o acesso aos medicamentos considerados básicos e que cobrem as principais doenças prevalentes no Brasil.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo.

Desta forma, a Farmácia Popular do HMJMJ conta com uma variedade de 108 medicamentos distribuídos em várias classes farmacêuticas, tais como: antihipertensivos, antidiabéticos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, ansiolíticos, entre outros.

Vale ressaltar que para adquirir os medicamentos disponíveis é necessário apresentar receita Médica ou Odontológica, com validade de até um ano, no entanto vale ressaltar que para as receitas de medicamentos controlados esta validade se restringe a um mês, como estabelece a portaria 344/98 da SVS/MS.

Entre seus principais diferenciais, o programa se destaca pela obrigatoriedade da presença do profissional Farmacêutico durante todo o seu horário de atendimento, representando a garantia do acesso aos medicamentos com qualidade, pois tal profissional é o único legalmente habilitado a dirimir dúvidas relativas à terapia farmacológica e a substituir o medicamento prescrito pelo genérico correspondente, salvo objeção expressa do prescritor.

O programa nasceu para garantir que quem compra medicamento o compre melhor, sem interrupção no tratamento por falta de dinheiro. A Farmácia Popular do Brasil contribui para reduzir o impacto no orçamento familiar causado pela compra de remédios e, também, busca diminuir os gastos do SUS com as internações que são provocadas pelo abandono do tratamento.


Veja também

Os comentários estão encerrados.