A Farmácia Popular do Brasil é um Programa do Governo Federal que visa através de suas unidades próprias, em conjunto com instituições filantrópicas, como o Hospital Maternidade Jesus Maria e José, e prefeituras, estender o acesso aos medicamentos considerados básicos e que cobrem as principais doenças prevalentes no Brasil.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo.
Desta forma, a Farmácia Popular do HMJMJ conta com uma variedade de 108 medicamentos distribuídos em várias classes farmacêuticas, tais como: antihipertensivos, antidiabéticos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, ansiolíticos, entre outros.
Vale ressaltar que para adquirir os medicamentos disponíveis é necessário apresentar receita Médica ou Odontológica, com validade de até um ano, no entanto vale ressaltar que para as receitas de medicamentos controlados esta validade se restringe a um mês, como estabelece a portaria 344/98 da SVS/MS.
Entre seus principais diferenciais, o programa se destaca pela obrigatoriedade da presença do profissional Farmacêutico durante todo o seu horário de atendimento, representando a garantia do acesso aos medicamentos com qualidade, pois tal profissional é o único legalmente habilitado a dirimir dúvidas relativas à terapia farmacológica e a substituir o medicamento prescrito pelo genérico correspondente, salvo objeção expressa do prescritor.
O programa nasceu para garantir que quem compra medicamento o compre melhor, sem interrupção no tratamento por falta de dinheiro. A Farmácia Popular do Brasil contribui para reduzir o impacto no orçamento familiar causado pela compra de remédios e, também, busca diminuir os gastos do SUS com as internações que são provocadas pelo abandono do tratamento.